Apresentações culturais encerram Escritor Mirim de 2017

Dizem que na vida devemos ter um filho, plantar uma árvore e escrever um livro. Bom, para os gênios do Ensino Fundamental II (6° ao 9° ano) das Unidades de Ensino do Genoma em Caratinga, Governador Valadares e Teófilo Otoni, a última tarefa desse ditado está sendo cumprida com êxito.

No mês de novembro, os alunos tiveram uma Noite de Autógrafos especial que fez parte do encerramento do Projeto Escrito Mirim. No dia 8, os gênios em Teófilo Otoni fizeram dedicatórias nos livros de própria autoria desenvolvidos ao longo de 2017. Já no dia 20, foi a vez dos alunos de Caratinga se apresentarem para os pais com corais, além de talentos individuais. E no dia 22, em Valadares, os gênios encantaram os pais com suas apresentações de teatro, dança e música.

Escrever um livro é algo grandioso que necessita de tempo, dedicação e muita criatividade. Para alcançar esse objetivo, ao longo do ano os gênios foram se ambientando com o mundo da Literatura, por meio de leituras de livros e exibição de filmes, além de uma oficina de desenhos ensinando técnicas para que eles desenvolvessem o lado criativo, desenvolvida pela disciplina de artes.

Em Teófilo Otoni, os alunos do 8° e 9° anos participaram, em um espaço livraria e café, de uma Oficina Criativa Textual com o objetivo de sair da rotina e expandir a criatividade sem perder o foco principal, que era o desenvolvimento dos livros para o projeto Escritor Mirim. Cada ano do Fundamental teve um estilo literário a ser trabalhado: Meu Diário (6º ano) Conto Fantástico (7º ano), Conto de Suspense e Terror (8º ano) e Epopeia Moderna (9ºano).

O mesmo aconteceu em Valadares. Os gênios passaram três finais de semana no Vale Silvestre, na Ibituruna onde foram ministradas as atividades com muito sucesso. O local cooperou para que a criatividade inspirasse os alunos e tornasse o trabalho produtivo. Debates, jogos, troca de ideias, competição de linguagens e claro, produção de textos fizeram parte do trabalho realizado com as turmas. Os estilos literários trabalhados em Valadares foram: Meu Diário (6º ano) Conto Fantástico (7º ano), Cordel (8º ano) e Artigo Opinião (9ºano).

Confira as fotos:

Caratinga: