Genoma Sistema de Ensino adquire Colégio Cesi em Manhuaçu

Genoma Manhuaçu
FOTO CAPA MANHUACU PARA RELEASE 01 1
Nova unidade - Genoma Start Manhuaçu

Fundado em 2004, na cidade de Governador Valadares, o Genoma Sistema de Ensino se tornou referência em educação. Através do ensino de excelência, promove a formação integral, desde os primeiros anos da vida escolar até o pré-vestibular. Desde sua fundação, vem expandindo para outras cidades, contando hoje com sedes em 7 cidades em MG e BA.

Em Manhuaçu, o Genoma chegou em 2018 com uma sede voltada para cursos preparatórios para o Enem e Vestibulares. Agora, ao adquirir o Colégio Cesi, passará a oferecer na cidade Educação Infantil e Fundamental - Anos Iniciais, como já oferece nas cidades de Caratinga, Governador Valadares, Teófilo Otoni e Timóteo.

Para Rodrigo Cunha, diretor e um dos proprietários do Genoma, quando se pensa em junções e parcerias entre as empresas, o primeiro passo é observar se existe sinergia entre elas, ou seja, se comungam do mesmo pensamento. E, para ele, logo nas primeiras reuniões isso ficou muito claro entre Genoma e Cesi.

‘’Nosso objetivo principal é entregar todo cuidado e zelo que já é feito pelo Colégio Cesi em Manhuaçu. Nosso diferencial será entregar um produto de ponta, com processos altamente aplicáveis em que as famílias percebam, logo nas primeiras semanas, a mudança no processo de ensino da aprendizagem. Com educação bilíngue, cultura maker, educação socioemocional, nossos alunos tem o que há de melhor no mercado da educação para a formação humana e futuro profissional”, destaca.

Segundo ele, o ENCANTAMENTO dos alunos e familiares é o elo que une os propósitos das duas instituições. “Estamos muito felizes com nossa nova unidade em Manhuaçu e temos convicção de que juntos vamos entregar um grande trabalho’’ diz o diretor do Genoma.

Cesi agora é Genoma

Há 22 anos, o Cesi (Colégio de Estudos Integrados) vem trilhando história em Manhuaçu. Fundada em 1999, a pequena escola nasceu como Cantinho dos Sonhos e só em 2019 passou a se chamar Cesi. Atendendo crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental, hoje a escola tem cerca de 160 alunos e fica sediada em um prédio de 4 andares, no bairro Bom Pastor.

Por conta da pandemia, a escola sofreu um desgaste financeiro e, segundo o Diretor Administrativo José de Souza, foi difícil manter alunos e funcionários durante esses dois anos de recessão.

”Perdemos muitos alunos nesse período e não foi fácil administrar financeiramente e didaticamente a escola. Em julho desse ano, conseguimos retomar as atividades e ter a entrada de novos alunos. A mudança de Cesi para Genoma foi uma oportunidade que veio na hora certa”, afirma o diretor.

Em novembro deste ano, o Genoma Sistema de Ensino adquiriu o Colégio Cesi e, a partir de então passará a atuar na cidade com os segmentos de Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Todo o material didático, equipe de professores e projetos pedagógicos seguirão os moldes do Sistema de Ensino.

“Estamos muito felizes, principalmente após as primeiras reuniões com a equipe e com os pais. Todos estão se mostrando muito satisfeitos com a novidade. 2022 vem com ar de esperança e renovação, esperamos que a cidade comemore com a gente essa conquista”, enfatiza José de Souza.

Pandemia

A pandemia da COVID-19 vem afetando drasticamente a economia do país. O levantamento feito pelo Inep revela que a média no país foi de 279 dias de suspensão de atividades presenciais durante o ano letivo de 2020, considerando escolas públicas e privadas. Cerca de 99,3% das escolas suspenderam as atividades presenciais. Parte delas ajustaram a data do término do ano letivo. Pouco mais de 53% das escolas públicas mantiveram o calendário e 70% das escolas privadas seguiram o cronograma previsto. O percentual de escolas brasileiras que não retornaram às atividades presenciais no ano letivo de 2020 foi de 90,1%, sendo 70,9% das escolas privadas. Cerca de 98% das escolas adotaram estratégias não presenciais de ensino.