Orientação educacional é tudo que diz respeito a como dar noções para os caminhos que os estudantes devem trilhar. No Genoma não damos o peixe, ensinamos a pescar. E, mais do que isso, apresentamos todas as opções. Fazendo com que nossos estudantes entendam suas escolhas e que cada uma tem consequências. Assim cada um pode escolher o próprio caminho com maior segurança e apoio.

Orientação Pedagógica

A orientação da Coordenação Pedagógica do Genoma lida diretamente com o que é da natureza própria da escola: a preocupação e a função social de ensinar e favorecer o aprendizado. Compete à Coordenação assessorar a Direção, bem como planejar, orientar, acompanhar e avaliar as atividades didático-pedagógicas, a fim de dar suporte ao projeto educativo e promover ações que contribuam ao bom andamento das turmas.

À Coordenação Pedagógica cabe o acompanhamento sistemático e contínuo dos alunos, assegurando espaço de avaliação, orientação para avaliação, orientação para organização dos estudos e construção conjunta de alternativas na superação das dificuldades de aprendizagem. Sempre que necessário, os coordenadores agendarão reuniões com os pais, mães, professores e alunos, propiciando a reflexão, o diálogo e o fortalecimento da parceria entre pais, alunos e professores.

Funções do setor

• Acompanhar os resultados do desempenho dos alunos junto aos professores;
  • Auxiliar o professor na organização de sua rotina de trabalho;
  • Acompanhar e avaliar o professor em relação ao que fazer e como fazer o seu próprio trabalho;
  • Assessorar o trabalho do professor (transmitindo sugestões de atividades);
  • Resolver problemas indisciplinares e aplica sanções disciplinares;
  • Instruir o aluno a conservar as instalações/infraestrutura do colégio;
  • Buscar subsídios que facilitem a ação do professor.

Orientação Psicológica

A psicologia escolar busca a compreensão do aspecto psicológico vinculado ao processo ensino/aprendizagem em seu contexto global (cognitivo, emocional, familiar e social); fornece suporte à equipe pedagógica a fim de ampliar o conhecimento a respeito dos nossos alunos. Desenvolver assim ações direcionadas e individualizadas, de acordo com as necessidades específicas e as demandas de cada estudante. Visando sempre as melhorias na aprendizagem e também na qualidade de vida.

A orientação psicológica do Colégio Genoma desenvolve atividades dirigidas aos alunos, através de atendimentos individuais e/ou em grupo, trabalhos em sala e projetos multidisciplinares. Atua em parceria com a coordenação pedagógica, professores e família, na busca de ajustes e soluções para eventuais dificuldades, contribuindo deste modo para o desenvolvimento de nossos alunos.

Atribuições da Psicologia

• Atendimento psicológico individual e/ou em grupo;
  • Orientação psicopedagógica;
  • Orientação vocacional;
  • Orientação familiar, através de palestras, reuniões ou atendimentos individuais;
  • Participação nos conselhos de classes e entregas de boletins;
  • Colaboração, com a equipe pedagógica, na análise de desempenho das turmas;
  • Desenvolvimento de atividades para melhorar relacionamento interpessoal. Assim como a autoestima, interação social e aprendizagem dos alunos. Tudo por meio de dinâmicas de grupo e orientações coletivas;
  • Planejamento e desenvolvimento de projetos para amenizar a ansiedade dos alunos que prestarão vestibular e Enem;
  • Organização, promoção e realização, com o apoio dos demais setores, dos projetos educativos da escola. Movimento Contra Bullying, Atenção Integrada ao Adolescente (AIA), Genoma Solidário, entre outros.