Como escolher a melhor escola para o seu filho?

02 janeiro , 2019

[vc_row][vc_column width="1/4"][/vc_column][vc_column width="1/2"][vc_column_text] A temporada de matrículas já começou e muitos pais estão quebrando a cabeça para definir em qual escola matricular as crianças. Com tantas instituições de ensino no mercado fica impossível não se questionar: como escolher a melhor escola para o meu filho?

Independente de qual seja a faixa etária da criança, definir a escola dos filhos não é tarefa fácil. A responsabilidade da escolha muitas vezes deixa os pais inseguros, com medo de errar  e a criança não se adaptar ao ambiente escolar. Para te auxiliar nesse desafio, listamos algumas dicas de como começar e o que deve ser observado antes realizar a matrícula. Confira!

O que é fundamental na educação do seu filho?

Antes de começar a visitar inúmeras instituições de ensino, pais e responsáveis devem se questionar sobre o que é fundamental na educação da criança. Ter em mente o que procuram, o que gostam e o que não gostariam de encontrar na possível escola facilita o processo de eliminação. Depois de definir quais critérios devem ser cuidadosamente observados é hora de ir em busca das instituições que se enquadram nesse filtro.

Fique de olho na proposta pedagógica

A proposta pedagógica deve ser avaliada com bastante atenção. Além de ensinar com excelência as disciplinas básicas é preciso avaliar quais os diferenciais educacionais a instituição oferece. Verifique se a proposta pedagógica apresenta atividades extracurriculares como educação bilíngue, dança e música. Observe se estimula a prática de atividades físicas, se valoriza a inteligência digital e principalmente se oferece mecanismos para o desenvolvimento socioemocial do aluno. Os pais também devem levar em consideração que quanto mais atividades estiverem inclusas na grade curricular, mais completa será a formação do aluno.

Corpo docente

Conhecer a capacitação dos professores, monitores e assistentes, também é uma maneira eficiente para analisar a qualidade da instituição. Observe se a escola faz parte de um sistema de ensino, geralmente essas instituições possuem uma gestão profissionalizada e apresentam mais rigor em processos de recrutamento e seleção de pessoal. Considerando que o corpo docente reflete diretamente na qualidade do ensino, lembre-se de não economizar nas perguntas!

Infraestrutura e segurança

Muitas vezes as crianças passam mais tempo no colégio do que em casa, portanto é importante que o espaço físico seja amplo e principalmente seguro. Avalie as salas de aula e todo o espaço que a criança frequentará durante o período que estiver na escola. Observe também se existe um local destinado para brincadeiras e se há acompanhamento de monitores ou vigilância nos corredores. Questione sobre como funciona a entrada e saída de pessoas dentro da instituição, afinal de contas a segurança das crianças é fundamental.

Comunicação e relacionamento com a família

Por fim mas não menos importante,  avalie a eficiência na comunicação com a família. Pergunte quais os canais disponíveis, qual a frequência de encontros e reuniões e como os responsáveis pela criança serão informados sobre seu desempenho e rotina. As escolas mais antenadas nas novidades da educação, já possuem setores exclusivos para o relacionamento com os pais e aplicativos de celular que dispõem de toda a agenda acadêmica do aluno. Com a rotina dos pais cada vez mais corrida, vale a pena considerar uma instituição que te ofereça informação rápida e segura sem se deslocar até a escola.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width="1/4"][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][dfd_delimiter delimiter_style="dfd-delimiter-with-line" module_animation="transition.fadeIn" undefined=""][/vc_column][/vc_row]