Preloader logo

Direito: saiba quais são as melhores faculdades do país

O Direito é a ciência que cuida da aplicação das normas jurídicas vigentes em um país, para organizar as relações entre indivíduos e grupos na sociedade.

Zelar pela harmonia e pela correção das relações entre os cidadãos, as empresas e o poder público é a função do bacharel. Como advogado, ele defende os interesses do cliente em diversos campos. Como juiz, resolve litígios entre indivíduos ou empresas. No primeiro caso, é necessário ter o exame da OAB. No segundo, é preciso prestar concurso público. Ainda, a carreira prevê atuação junto à magistratura, à delegacia pública e ao ministério público.

O curso dura cinco anos e pede estágio e monografia. A grade é generalista e enfatiza as Ciências Humanas. Os três primeiros anos são essencialmente teóricos, com aulas de português, sociologia, teoria do estado e economia, além de matérias específicas do Direito (civil, constitucional, penal, comercial e medicina legal).

Nos trabalhos práticos, o aluno atua como juiz ou advogado em simulações de julgamentos. Em geral, a carreira e a especialização a ser obtida numa pós-graduação começam a ser definidas no quinto ano, na escolha das disciplinas de formação específica.

A seguir, veja quais são as melhores faculdades para cursar Direito no país, com avaliação cinco estrelas do Guia do Estudante 2018:

Nordeste(PE) Recife – Unicap★★★★★
Centro-Oeste(DF) Brasília – IDP★★★★★
Centro-Oeste(DF) Brasília – UnB★★★★★
Sudeste(MG) Belo Horizonte – PUC Minas★★★★★
Sudeste(RJ) Rio de Janeiro – FGV★★★★★
Sudeste(RJ) Rio de Janeiro – Uerj★★★★★
Sudeste(RJ) Rio de Janeiro – UFRJ★★★★★
Sudeste(SP) Ribeirão Preto – USP★★★★★
Sudeste(SP) São Paulo – FGV Direito SP★★★★★
Sudeste(SP) São Paulo – Mackenzie★★★★★
Sudeste(SP) São Paulo – USP★★★★★