Preloader logo

Escritor Mirim: Gênios do Fundamental têm fim de semana criativo

Para uma boa escrita, é preciso inspiração. E para que os gênios do Fundamental do Genoma em Governador Valadares possam finalizar as obras literárias de própria autoria, acontecem, durante os meses de maio e junho, as chamadas “Oficinas Criativas Textuais e de Arte”. Elas fazem parte da programação do Escritor Mirim.

100% CRIATIVIDADE

Durante dois dias, cada ano escolar do Fundamental II se deslocará para uma pousada na Ibituruna. O objetivo é que os alunos saiam da rotina e, assim, possam expandir a criatividade sem sair do foco principal que é o desenvolvimento dos livros para o projeto Escritor Mirim. Nos dias 04 e 05 de maio, foi a vez dos gênios do 6° ano viverem, pela primeira vez, essa experiência. O tema da escrita é Diário.

Nas dependências do Vale Silvestre Eco Park são ministradas diversas atividades. Oficinas de escrita, desenho criativo, Teatro, filme fazem parte do roteiro. Tudo com a finalidade de estímulo para confecção de uma estória mais organizada, coerente e direcionada ao tema. Claro que não podiam faltar os momentos de curtição, brincadeiras e noite de histórias.

A IMPORTÂNCIA DESSE MOMENTO

O professor de arte, Lívio Brasil, explica que as oficinas realizadas no Vale Silvestre, um ambiente de natureza, agradável e tranquilo, proporcionam e viabilizam aos alunos um condicionamento mais dinâmico e adequado para utilizar toda a criatividade necessária para alcançarem o melhor de si na atividade proposta.

“Estar num ambiente diferente da sala de aula, favorece a criatividade, a leveza no pensar. Eles têm calma para preparar e executar as tarefas propostas na escrita, além de promover uma vivência no social muito enriquecedora. Com altas expectativas, aguardamos as próximas saídas com os alunos das demais séries”, conta o professor.

Para a aluna do 6º ano, Eduarda Araújo, que participou pela primeira vez, a experiência foi muito importante porque as dúvidas que tinha sobre o processo de escrita foram sanadas com as oficinas.

“Foi muito bacana porque interagimos muito nas oficinas. Eu estava acostumada a fazer uma personagem com minhas características, mas como o diário é fictício, eu aprendi técnicas para construir uma nova personagem. Também tinha dúvidas sobre finalizar um capítulo sem fugir da estória e isso eu aprendi nesse final de semana. Eu e muitos colegas saímos de lá com várias inspirações”, descreve Eduarda.

SAIBA QUAIS DIAS OS OUTROS ANOS PARTICIPARÃO

Os próximos serão os alunos do 7° ano, nos dias 18 e 19 de maio, cujo tema escolhido é Conto Maravilhoso. Nos dias 25 e 26 de maio, os alunos do 9° ano participarão desse evento. Eles trabalharão o tema Artigo de opinião. E nos dias 08 e 09 de junho será a vez do 8° ano, focado no tema Texto dramático: romance, comédia ou drama.

ESCRITOR MIRIM 2018

O projeto Escritor Mirim oportuniza os alunos do Ensino Fundamental a escreverem um livro literário com ilustrações. O livro é baseado nos estilos estudados em sala em aula e pertinente à idade dos alunos. As oficinas oferecidas no fim de semana criativo são: Laboratório de construção de espaço, técnicas de valorização de personagens, elaboração de parágrafos e capítulos, escrita criativa com mímica e teatro e laboratório de desenhos e ilustrações.

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-color: #73508f;background-size: cover;background-position: top center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 200px;}