Orientação educacional é tudo que diz respeito a como dar noções para os caminhos que os estudantes devem trilhar. No Genoma apresentamos diversas opções, levando os nossos estudantes a refletirem sobre suas escolhas e desenvolverem seu potencial em todas as dimensões da aprendizagem.  Assim cada um pode escolher o próprio caminho com maior segurança e apoio.

Orientação Pedagógica

orientação-educacional-colegio-genoma

A orientação da Coordenação Pedagógica do Genoma lida diretamente com o que é da natureza própria da escola: a preocupação e a função social de ensinar e favorecer o aprendizado. Compete à Coordenação  planejar, orientar, acompanhar e avaliar as atividades didático-pedagógicas, a fim de dar suporte ao projeto educativo e promover ações que contribuam para o bom desempenho dos estudantes.

Realizamos o acompanhamento sistemático e contínuo dos alunos, assegurando espaço de orientação para o processo avaliativo, organização dos estudos e construção conjunta de alternativas para a superação das dificuldades de aprendizagem. Sempre que necessário, os coordenadores agendarão reuniões com as famílias, professores e alunos, incentivando a reflexão, oportunizando o diálogo e o fortalecimento da parceria entre famílias, estudantes e professores.

Aos coordenadores pedagógicos compete:

• Acompanhar o desempenho dos alunos junto aos professores;
  • Auxiliar os professores na organização da rotina de trabalho;
  • Assessorar o trabalho do professor apresentando sugestões de metodologias;
  • Promover ações que inspirem os alunos a conservar as instalações/infraestrutura do colégio;
  • Buscar estratégias que facilitem as ações dos professores.

Orientação Psicológica

A psicologia escolar busca a compreensão dos fatores socioemocionais que influenciam no comportamento e no processo de ensino e aprendizagem em seu contexto global (cognitivo, familiar e social); fornece suporte à equipe pedagógica a fim de ampliar o conhecimento a respeito do desenvolvimento das crianças e adolescentes. Desenvolve ações direcionadas e individualizadas, de acordo com as necessidades específicas e as demandas de cada estudante, visando sempre as melhorias na aprendizagem e na qualidade de vida.

Realiza encontros em grupo, intervenções em sala de aula e nos projetos interdisciplinares.  Atua em parceria com a coordenação pedagógica, professores e família, na busca de soluções para eventuais dificuldades.

Aos psicólogos compete:

• Escuta dos estudantes, individualmente e/ou em grupo;
  • Orientação psicopedagógica;
  • Orientação vocacional;
  • Orientação familiar, através de palestras, reuniões ou atendimentos individuais;
  • Participação nos conselhos de classe e acompanhamento ao aluno diante dos seus resultados;
  • Colaboração, com a equipe pedagógica, na análise de desempenho das turmas;
  • Desenvolvimento de atividades para melhorar os relacionamentos interpessoais, assim como a autoestima, interação social e aprendizagem.
  • Promoção de dinâmicas de grupo e orientações coletivas;
  • Planejamento e desenvolvimento de projetos para amenizar a ansiedade dos alunos que prestarão vestibular e Enem;
  • Participação ativa nos projetos educativos da escola: Movimento Contra o Bullying, Semana de Prevenção Contra às Drogas, Atenção Integrada ao Adolescente (AIA), Genoma Solidário, entre outros.