Preloader logo

Aumenta o número de Instituições de Portugal que aceitam a nota do Enem para seleção

No dia 18 de janeiro será divulgada a nota do Enem 2018 e os candidatos já devem ficar atentos as oportunidades disponíveis.  Através da nota obtida no exame, os estudantes conseguem ingressar no Ensino Superior por meio de programas do governo como, Sisu, Prouni e Fies. Além desses tradicionais programas de acesso as universidades brasileiras, a nota do Enem também pode ser utilizada para ingressar em  Instituições de Educação Superior (IES) de Portugal.

No mês de dezembro o Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) assinou um novo convênio e aumentou o número de instituições. A partir de agora, a  Universidade Europeia de Lisboa será a 37ª instituição de ensino superior de Portugal que vai aceitar o uso da nota do Enem na seleção de alunos brasileiros.  Os estudantes terão acesso a licenciatura, mestrado, doutorado, bem como cursos de pós-graduação em áreas de gestão, direito, psicologia, recursos humanos, marketing, comunicação entre outros.

Benefícios e funcionamento dos convênios

Os convênios favorecem a comunicação entre as Instituições de Ensino Superior e o Inep, portanto a conferência dos resultados dos participantes que pretendem utilizar as notas do Enem em Portugal é otimizada. A parceria permite ainda que as IES portuguesas conveniadas tenham liberdade para definir qual será a nota de corte para o acesso dos estudantes brasileiros aos cursos ofertados.

Segundo o Inep, pelo menos 1.200 brasileiros já ingressaram em IES portuguesas por meio dos convênios. O mapeamento inédito considerou 23 das 29 IES portuguesas que mantinham o acordo em abril de 2018, data de finalização do estudo.

Lista das IES de Portugal que aceitam a nota do Enem

Confira abaixo a lista completa das 37 IES de Portugal que aceitam o Enem como critério de seleção de estudantes brasileiros. Vale ressaltar, que os candidatos devem acessar os sites das instituições de interesse e ficarem  atentos aos prazos de inscrições e aos editais para estrangeiros.

 

Fonte: com informações do INEP 

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-color: #73508f;background-size: cover;background-position: top center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 200px;}