O SARS-CoV-2 é um vírus identificado como a causa de um surto da doença COVID19, detectado pela primeira vez em Wuhan - China em dezembro de 2019. Desde o início dos casos, a Organização Mundial de Saúde (OMS) esteve acompanhando a evolução da doença e em 11/03/2020, foi declarado o estado de pandemia de COVID-19. Esse termo é usado para descrever uma situação infecciosa que ameaça muitas pessoas ao redor do mundo simultaneamente.
Garantir que o aluno leve consigo seus objetos de uso individual: pelo menos duas máscaras; sacos plásticos para acondicionar as máscaras; recomendamos a troca a cada 2 horas e quando estiver úmida ou aparentemente suja;
As medidas devem ser adotadas no ambiente escolar respeitando o distanciamento de 1,5m entre todas as pessoas;
Evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos podendo também ser utilizado álcool em gel 70%;
Cada aluno deverá trazer a sua garrafinha de água;
Não será permitido a entrada de pessoas com mais de 37.8ºC.
Qualquer quadro infeccioso, seja febre, manifestações respiratórias, diarreia, entre outros o aluno não deverá comparecer na escola. Deverá manter afastamento das atividades presenciais enquanto se aguarda a conclusão do diagnóstico. com o cuidado de não estigmatizar o indivíduo.
O uso das salas de estudos e biblioteca devem respeitar as demarcações de distanciamento e controle de entrada. (Para as salas de estudos em funcionamento). A abertura das salas irá respeitar as regras de vigilância sanitárias municipais.