fbpx
Preloader logo

Sisu 2019: 1ª edição ofertará mais de 235 mil vagas

Criado em 2010, o Sistema de Seleção Unificada (SISU) é um sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Dividido em duas etapas, a primeira  de edição 2019 vai ofertar 235.476 vagas, em 129 instituições de todo o país. Constituída de uma única chamada regular o resultado será divulgado no dia 28 de janeiro. Já as matrículas ou registros acadêmicos dos candidatos selecionados deverão ser feitas nas instituições de ensino entre os dias 30 de janeiro e 4 de fevereiro.

Vale lembrar que o candidato selecionado deve ficar atento aos dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em seu próprio edital.  Saiba mais sobre o SISU:

Quem pode se inscrever?

Para se inscrever o estudante deve ter feito o ENEM 2018, ter tirado nota maior que zero na redação e não deve ter participado do exame na posição de treineiro. Algumas instituições adotam notas mínimas e/ou médias mínimas para inscrição em determinados cursos. Nesse caso, no momento da inscrição, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer àquele curso, o sistema emitirá mensagem com esta informação. Fique atento!

Inscrições

As inscrições serão feitas exclusivamente pelo site do Sisu, de 22 a 25 de janeiro. Para se inscrever o candidato deve utilizar o número de inscrição e a senha do Enem de 2018. Caso não se lembre do número de inscrição ou da senha, é possível recuperá-los na página do  Enem.

Nota de corte

A nota de corte é a menor nota para ficar entre os selecionados na modalidade escolhida de um determinado curso, com base no número de vagas e no total de candidatos inscritos. Ela é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição. Diariamente, a partir do segundo dia de inscrições o SISU calcula e divulga a nota de corte para cada curso.

Mudanças

Nesta edição quem for aprovado não poderá participar da lista de espera. Segundo o Ministério da Educação as modificações na lista de espera visam possibilitar maior liberdade de escolha para os estudantes não selecionados na chamada regular do SISU. Entenda o funcionamento na prática:

Cronograma SISU 2019

  • 22/01 a 25/01- Período de inscrições
  • 28/01 – Resultado da chamada regular
  • 28/01 a 04/02 – Prazo para participar da Lista de Espera
  • 30/01 a 04/02 – Matrícula da chamada regular.
  • 07/02 – Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições

 

Fonte: com informações do Ministério da Educação

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-color: #73508f;background-size: cover;background-position: top center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 200px;}