Dizem que existe uma linha tênue entre a genialidade e a loucura. Será?
O protagonista de hoje é Nikola Tesla! Aposto que já ouviu esse nome por aí e, com certeza, utiliza muito as invenções desse gênio. Em pleno século XIX, um Tesla resolveu aparecer com a descoberta de um tal ‘’campo magnético rotativo’’ e não parou mais de contribuir com esse nosso mundão. Quer saber mais sobre isso? Vem com a gente!
Quem é Tesla?
Tesla é um inventor austro-húngaro que agregou para o desenvolvimento de diversas tecnologias, como internet wireless, robótica, física teórica, nuclear e ciência computacional. Iniciando a carreira de engenheiro eletricista em 1881, começou a trabalhar na companhia telefônica de Budapeste e, mais tarde, descobriu o campo magnético rotativo, o princípio fundamental da física que serve de base para todos os dispositivos que utilizam correntes alternadas.
Nikola Tesla x Thomas Edison
O inventor trabalhou com Thomas Edison, mas a parceria não rendeu bons resultados. Tesla desbancou o uso da corrente direta implantado por Edison e criou a corrente alternada. Na empresa, não teve apoio, então mudou-se para Westinghouse, dando início ao surgimento da guerra das correntes, uma disputa econômica e intelectual entre as duas empresas. O gênio Tesla, ganhou a disputa e seu sistema é utilizado até hoje. Mas depois do triunfo, deu início a um projeto capaz de transmitir energia elétrica, sem precisar de fios, e fracassou.
Gênio ou Louco?
Tesla andou em linha tênue entre a genialidade e a loucura, vivendo recluso por grande parte de sua vida, o que contribuiu para sua fama de “cientista maluco”. Além disso, alegava receber sinais de alienígenas, mas na verdade eram sinais de astros do princípio do radiotelescópio.
O inventor viveu os últimos anos de vida em quartos de hotéis e morreu em 1943, aos 86 anos. Seu reconhecimento foi tardio, mas é considerado um dos maiores cientistas de todos os tempos. Além da corrente alternada, Tesla possui uma lista de invenções patenteadas pelo mundo inteiro, as mais famosas são: Bobina Tesla, Turbina Tesla, Motor de Indução Elétrica e Transmissor de ampliação.
Fontes: Revista Superinteressante; Revista Galileu; Brasil Escola; eBiografia.