Enem 2020: Saiba tudo sobre a prova!

11-ago-2020

Faltam 159 dias para o Enem 2020 e você ainda está perdido sobre as mudanças no calendário causadas pela pandemia? Vamos te ajudar! Confira abaixo o novo cronograma, as principais novidades e o que estudar para a prova! Novas Datas Após adiar a prova e fazer uma enquete com os candidatos, o Instituto Nacional de […]

Novas Datas

Após adiar a prova e fazer uma enquete com os candidatos, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) definiu duas novas datas de aplicação do Enem 2020. As provas impressas serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro e a versão digital nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Enem Digital

A principal novidade do Enem 2020 é a opção de realizar a prova através do Enem Digital. Os candidatos que escolheram essa opção realizarão as provas em computadores, mas o formato será o mesmo da versão impressa. As provas vão acontecer em postos aplicadores credenciados nas cidades definidas pelo edital da versão digital e os computadores serão disponibilizados pelo Inep. Já a redação continuará sendo manuscrita.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC) as primeiras aplicações das provas digitais serão opcionais com consolidação até 2026.  A intenção é aumentar a cada ano a quantidade de participantes fazendo as provas digitais, até que elas substituam totalmente as provas impressas.

Independente da versão escolhida, as provas serão formadas por 180 questões objetivas com a seguinte distribuição: 45 para Linguagens e Códigos, 45 de Ciências Humanas, 45 de Ciências da Natureza, 45 de Matemática e uma redação.

Como estudar para o Enem 2020

• Tenha organização

Organização gera produtividade. Antes de você começar a estudar para o Enem 2020 é importante fazer um planejamento e organizar um cantinho de estudos para não perder o foco. Para evitar interrupções, comunique os seus familiares qual o seu horário de estudo e guarde o celular. Além disso, separe um lugar confortável, silencioso, bem iluminado e livre de distrações. A organização da sua mesa também é fundamental para manter a concentração. Lembre-se de deixar a vista apenas os materiais necessários para estudar.

• Monte um cronograma de estudos

Agora que o seu ambiente já está organizado é hora de separar o que você vai estudar para o Enem 2020. Monte um cronograma de estudos com a quantidade de horas que você deseja estudar e distribua o conteúdo exigido na prova de acordo com a sua rotina de atividades diárias. Não se esqueça de reservar um tempo para estudar, revisar e praticar o conteúdo exigido no Enem 2020.

• Faça simulados e pratique a redação

A prática leva a perfeição, portanto fazer simulados e escrever diariamente sobre diferentes temas de redações vai te ajudar a chegar confiante no dia do exame. Refazer as provas dos anos anteriores seguindo as regras e os horários exigidos também é uma excelente opção de preparação, pois te deixa familiarizado com o conteúdo. Acesse o edital da prova e a cartilha de redação disponível no site do INEP. Assim, você fica por dentro de tudo que a banca avaliadora espera e descobre quais as competências exigidas para conquistar uma nota 1000 na redação do Enem 2020.

• Descanse e não se cobre demais

Reservar um tempo para descansar e repor as energias é fundamental, pois potencializa o processo de absorção das informações. Assista uma série, escute música e aproveite a família no seu intervalo de estudo. Caso tenha dificuldade em estudar sozinho, procure ajuda! Um pré-vestibular online com uma metodologia intensiva pode ser uma ótima opção na busca da aprovação.

Bons estudos e excelente prova! <3

Você também pode se interessar por:

Caratinga
Fundamental II, Ensino Médio, Pré-Vestibular