Genoma Sistema de Ensino

Escritor mirim: primeira edição do projeto é realizada em Timóteo

26 de novembro de 2018
[vc_row][vc_column width="1/4"][/vc_column][vc_column width="1/2"][vc_column_text]O que é imaginar? Foi com esse questionamento que os alunos do Ensino Fundamental II do Genoma Timóteo embarcaram pela primeira vez no projeto Escritor Mirim. Durante todo o primeiro semestre, nossos gênios aprenderam sobre os gêneros textuais e soltaram a imaginação na produção de um livro. Após o processo de escrita,  foi […]

Após o processo de escrita,  foi a vez dos pais e familiares conferirem de perto o resultado final dos livros com direito a autógrafos e apresentações artísticas. Com o tema “imaginar é...” a noite de encerramento do projeto refletiu sobre temas cotidianos da adolescência através de um teatro com as histórias dos alunos. O evento contou ainda com premiação dos melhores alunos, entrega dos certificados de conclusão do 9º ano e homenagem aos professores que foram essenciais para a realização da primeira edição do Escritor Mirim na unidade.

Durante o processo de criação os alunos foram auxiliados pelos professores de português, literatura e artes. Já para a produção da noite de encerramento, nossos gênios receberam também o suporte dos artistas do Espaço Cultural Dama. Daniela Alves, atriz e diretora do espaço explicou como foi o desenvolvimento artístico das apresentações. “No primeiro contato eles já nos deram todas as respostas de como seriam as apresentações. Desde o primeiro ensaio eu falo que todo o saber está neles, nós só ajudamos na organização. Foi um processo de troca muito rico e de muita verdade, onde nós retratamos o que eles queriam falar diante das experiências vividas por eles”, conta.

Avaliação do Escritor Mirim Timóteo

Janete Leite Araújo, mãe da aluna Ana Clara do 9º ano, destaca a evolução da filha durante o projeto. “O Escritor Mirim incentivou e despertou na minha filha a vontade de escrever. Eu acompanhei todo o processo e fiquei muito surpresa com a transformação que ela teve nos estudos. No Genoma o envolvimento da escola com o aluno e tão grande que desperta nele a vontade de estudar. Estou muito feliz com o desempenho dela na escola e agradeço a instituição por ser esse divisor de águas na educação da minha filha.”

Para a diretora da unidade, Ernestina Ventura, a primeira edição do projeto foi um verdadeiro sucesso. “Nós percebemos o encanto dos alunos quando explicamos o projeto e falamos que eles iam escrever um livro. É nítido a evolução, o comprometimento e o quanto eles se dedicaram durante esse percurso. Estamos muito satisfeitos com os resultados.”

O que é o Escritor Mirim

O projeto Escritor Mirim é desenvolvido com os alunos do Ensino Fundamental II (6° ao 9° ano). O objetivo é estimular a imaginação e oferecer caminhos para a construção de um texto de autoria de cada estudante.

Durante o 1° semestre é escolhido um gênero textual e a partir daí é feita a produção de textos para o livro. Já no 2° semestre, acontece a fase final do projeto. Os livros são lançados em uma noite cultural com direito a apresentações e sessão de autógrafos durante a entrega dos livros personalizados. Confira como foi o encerramento do projeto nas cidades de Teófilo Otoni e Caratinga.

Quer conhecer um pouco mais do projeto desenvolvido pelos nossos gênios? Visite a biblioteca do Genoma. As obras dos “escritores mirins” têm lugar garantido entre as de grandes nomes da literatura nacional e internacional. Confira os registros do evento:

Você também pode se interessar por:

Caratinga
Avenida Ary Barroso , 765 – Serenata, Timóteo
Timóteo - Pré-Vestibular
Avenida Ciro Cota Pogiali, 6 – Funcionários, Timóteo
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram