Preloader logo

Tá na Sala 005 – As epidemias que fazem parte da nossa história – Ep.2

“Armas do século XIX contra a pandemia do XXI” essa é uma das manchetes do jornal El País do dia 4 de abril de 2020. E completa: “As principais medidas para conter o coronavírus são as mesmas usadas há mais de 100 anos”. Um dos pontos mais positivos da história é que ‘Aprendemos com o passado a não cometer os mesmos erros no futuro’.

A medicina, biomedicina, indústria farmacêutica e ciências de uma forma geral deram um grande salto evolutivo e tecnológico no último século. Mesmo assim fomos pegos de surpresa, mesmo assim usamos armas do século XIX. O que aconteceu? Não estamos aprendendo com os erros do passado ou o inimigo é realmente muito difícil de se abater? Podemos contar com uma solução ou cura ou teremos sempre que reeducar a população de tempos em tempos?

Estamos aprendendo com as epidemias que fazem parte da nossa história

Pela relevância na nossa sociedade e na humanidade em si, é certo que esse assunto será cobrado no vestibular. Se eu pudesse apostar, diria que já é o grande tema de 2020 e 2021. No meio de tanta informações e é claro desinformação sobre a doença, qual serão os pontos principais que merecem a atenção dos estudantes e que poderá ser cobrado nas provas e vestibulares do país, e quem sabe até mesmo no Enem?

Para fechar esse super episódio continuamos com os professores David Catalunha e Guilherme Vilela do Canal Calourologia, e o professor e diretor do Genoma Thiago Cunha.

Aproveite, curta, compartilhe e deixe seu comentário ou sugestão de pauta para a gravação de novos episódios. Contamos com vocês.

Põe na Mesa

Plague (Videogame)

Explicando – A próxima Pandemia (Série)

Pandemia (Série)

Meu Malvado Favorito 3 (Filme)

Não tem bacanal na quarentena – Baco Exú do Blues (Álbum)

Livro dos abraços (Livro)

O Poço (Filme)

Canal Calourologia (Youtube)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-color: #73508f;background-size: cover;background-position: top center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 200px;}