Preloader logo

Tá na Sala 005 – As epidemias que fazem parte da nossa história – Ep.1

Olá pessoas, esse é o Tá na Sala, podcast do Genoma, sempre trazendo os assuntos mais importantes, comentado e estudados.

Quarta-feira, 11 de março de 2020. Esse foi o dia que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a pandemia de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). Desde então, o termo não saiu dos noticiários, da boca do povo e da mente de estudantes e vestibulandos.

“Pandemia não é uma palavra para ser usada à toa ou sem cuidado. É uma palavra que, se usada incorretamente, pode causar um medo irracional ou uma noção injustificada de que a luta terminou, o que leva a sofrimento e mortes desnecessários.” Essas palavras são de Tedros Adhanom Diretor Geral da OMS.

Epidemia ou pandemia? Qual é a diferença?

Mas qual é a diferença entre surto, epidemia, endemia e pandemia? Vamos começar por aqui? Vamos lá!

Surto é aumento repentino do número de casos de uma doença em uma região, tipo quando acontecem surtos de meningite de tempos em tempos em locais específicos.

Epidemia é o aumento considerável do número de casos de determinada doença em diversas regiões no mesmo país, como a já conhecida dengue.

Endemia é um pouco diferente das demais por que não é quantitativa. Uma doença endêmica é aquela que acontece com muita frequência apenas em um local específico, criando as chamadas áreas endêmicas. Exemplo: Malária na Amazônia.

E Pandemia, caracterizada por uma epidemia que se espalha por diversas regiões do planeta.  Ou seja é um caso mais delicado, como uma epidemia em uma escala de gravidade global. Segundo a OMS, uma pandemia é a disseminação mundial de uma nova doença, uma enfermidade que se espalhou por diferentes continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa.

Este episódio foi dividido em duas partes, continue ligado no Tá na Sala e fique por dentro de todas as novidades da educação. O Põe na Mesa volta na próxima edição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-color: #73508f;background-size: cover;background-position: top center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 200px;}