Convidamos você a compreender a Inconfidência Mineira pelas telas de um dos mais renomados artistas plásticos brasileiros, Candido Portinari. O movimento separatista, ocorrido no século XVIII, que tinha como objetivo a independência da capitania de Minas Gerais do domínio português, e o inconfidente Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, foram a inspiração para uma das pinturas mais importantes do artista.
A obra Tiradentes foi uma encomenda para decorar o saguão do Colégio Cataguases, em Minas Gerais. Concluída em 1949, ela é uma reprodução narrativa da Inconfidência Mineira composta por três telas justapostas. A pintura possui uma composição de cenas com distinção de locais e momentos, mas, por meio das cores e cenários, é possível perceber uma linearidade temporal retratando os principais episódios e protagonistas da Inconfidência Mineira. Hoje, o quadro Tiradentes está no Memorial da América Latina.
Agora, se liga nas informações aqui baixo, veja os detalhes da obra e entenda um pouco dos seus detalhes!
PAINEL 01
No primeiro painel podemos observar duas cenas em sua composição. De acordo com o Projeto Portinari, acervo de obras e pesquisas sobre o pintor, a primeira cena representa os conjurados, que estão conspirando, e as mulheres acorrentadas, que personificam a nação brasileira sob o jugo da metrópole. Tiradentes é o primeiro à esquerda, com uniforme de alferes, sem barba, sem bigode e segurando uma corrente grossa nas mãos.
A segunda cena começa com a marcação diagonal para a esquerda. Essa parte mostra a leitura da sentença condenatória dos conjurados na sala do oratório da cadeia. O grupo de conjurados está concentrado à esquerda e, ao centro, está Tiradentes, de braços cruzados olhando em direção ao desembargador Francisco Luiz Alves da Rocha, homem de costas segurando nas mãos o papel da sentença do tribunal.
PAINEL 02
Já no segundo painel conseguimos observar a terceira e a quarta cena. A terceira cena retrata o enforcamento de Tiradentes no Campo de São Domingos no dia 21 de abril de 1792. É possível perceber ao fundo o corpo do inconfidente pendurado na forca montada sobre o palanque alto retangular.
Separada pela marcação diagonal para a direita, a quarta cena mostra o esquartejamento de Tiradentes em primeiro plano. A cabeça está sobre a estrutura e, abaixo, pessoas com rostos expressivos observam o acontecimento.
PAINEL 03
O terceiro painel mostra as últimas cenas da obra. A quinta cena apresenta a distribuição das partes do corpo de Tiradentes pela estrada de acesso a Ouro Preto. Quatro postes dispostos na diagonal estão no canto esquerdo da cena com as partes do mártir ao alto.
Por fim, a última cena representa a emancipação da nação brasileira por meio do grupo de mulheres com correntes arrebentadas. A cabeça de Tiradentes está à esquerda dentro de um nicho em um poste alto e, para compor a cena, um grupo de pessoas transmitindo sofrimento à direita da composição. Há um grupo de mulheres com cabeças erguidas levantando as correntes arrebentadas, simbolizando o lema “Liberdade, ainda que tardia”, tradução da escrita em latim da bandeira de Minas Gerais.
Você pode ter acesso a essa e outras obras de Candido Portinari pelo site oficial: www.portinari.org.br
Fonte: Portal Portinari