Pré-vestibular: 5 dicas para escolher certo

30 agosto , 2019

Após concluir o ensino médio muitos estudantes não conseguem de imediato uma aprovação na universidade e buscam uma preparação mais intensa e focada nos vestibulares e no Enem. E aí que o curso pré-vestibular entra em cena, para ajudar o estudante a se preparar melhor para ingressar no ensino superior. Com tantas opções no mercado fica difícil saber qual oferece o melhor ensino ou que melhor atenda às suas necessidades. Pensando em te ajudar a fazer a melhor escolha, separamos 5 dicas do que você deve observar antes de se matricular. Confira!

1.Pesquise

Para ter sucesso na escolha, o primeiro passo é listar as principais instituições da sua cidade e ir a campo verificar as informações. Durante essas visitas não poupe perguntas, preste atenção se os atuais alunos estão satisfeitos com a educação que é oferecida. Pergunte quantos anos o pré-vestibular está no mercado e verifique os índices de aprovação. Avalie ainda credibilidade da instituição na internet e visite as redes sociais para saber mais. Se tiver oportunidade, converse com quem já estudou lá e peça mais detalhes sobre os pontos fortes e fracos.

2.Qualidade do ensino e material didático

Pergunte quem são os professores, e verifique se  eles são especializados na prova do Enem. Se ainda tiver dúvidas se o pré-vestibular atenderá as suas expectativas, peça para fazer uma aula experimental. Avaliar a qualidade do material didático também evita eventuais frustrações e te permite escolher com maior clareza. Observe se a instituição produz o próprio material ou se tem parceria com empresas renomadas. Estudar com um material super atualizado ou que oferece inovações como QR’s codes com conteúdo adicional pode impulsionar o seu conhecimento e acelerar o aprendizado.

3.Infraestrutura

Observe se a estrutura física é confortável e se os ambientes oferecem tranquilidade para você se concentrar nos estudos. Além de salas de aula climatizadas e com boa iluminação, verifique ainda se o pré-vestibular tem ambientes adicionais de estudo como biblioteca e sala de estudos. Uma lanchonete ou refeitório dentro da instituição também é um diferencial a ser observado. Além de te poupar tempo de deslocamento, ter um ambiente apenas para isso evita distrações durante os estudos e oferece mais comodidade nas refeições.

4.Diferenciais

Fique de olho nos diferencias! Além das aulas regulares, pergunte se o pré-vestibular oferece monitorias e simulados para reforçar o aprendizado. Aulões e videoaulas com conteúdo relevante também são diferenciais importantes. Afinal de contas, quanto mais ferramentas de estudo você tiver, mais chances de conquistar a tão sonhada aprovação na universidade.

5.Custo-benefício

Nem sempre o melhor pré-vestibular é o mais caro. Contudo,  desconfie quando o valor for muito barato para não se frustrar. Uma instituição renomada e com todos os tópicos acima naturalmente cobrará um valor proporcional. Portando durante sua pesquisa leve sempre em consideração o custo-benefício do serviço.

Agora que você já sabe como começar, mãos à obra! Faltam 64 dias para o Enem, mas ainda dá tempo de você garantir a melhor preparação para a prova. Bons estudos!