Navegue pelo conteúdo
Dizem que existe uma linha tênue entre a genialidade e a loucura. Será?
No gênios ou loucos de hoje vamos falar da artista plástica Anita Malfatti, a rainha da arte moderna no Brasil. Sua trajetória teve a participação de vários nomes renomados da época. Quer conhecer um pouquinho dessa grande mulher? Vem com a gente!
Quem é Anita Malfatti?
Uma artista plástica pioneira da arte moderna no Brasil. Nascida em São Paulo - SP, a pintora teve seu início artístico com sua mãe, que dava aulas de pintura e línguas. Com apenas 13 anos, Malfatti se aventurou ao deitar nos trilhos de um trem e esse foi o estopim para seguir sua carreira como artista plástica: “Eu via cores e cores riscando o espaço, cores que eu desejaria ficar para sempre na retina. Foi a revelação: voltei decidida a me dedicar à pintura”.
Trajetória Artística
A artista iniciou seus estudos expressionistas na Academia Real de Belas Artes em Berlim e, em 1922, participou da Semana de Arte Moderna ao lado de Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Menotti Del Picchia, o famoso Grupo dos Cinco.
Porém, antes de sua participação na Semana, em 1917, a pintora fez uma exposição de suas obras em São Paulo e foi fortemente criticada por Monteiro Lobato em seu artigo conhecido como “Paranoia ou Mistificação?”. Depois da crítica, ela nunca mais pintou da mesma forma. Dentre suas obras mais conhecidas estão: O Homem Amarelo (1917), O Farol (1915), A Boba (1916) e Tropical (1917).
Imagens da Internet
Fontes: eBiografia, Toda Matéria, Jornal USP, Revista Superinteressante