Preloader logo

Redação nota mil: confira cartilha com as melhores redações do Enem 2018

Faltam 219 dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e os estudantes de todo o país  já se preparam para conseguirem um bom desempenho no exame. No primeiro dia de prova, além dos exercícios de Linguagens, Códigos e Ciências Humanas e suas Tecnologias os alunos devem escrever uma redação de caráter dissertativo-argumentativo. E é justamente essa uma das etapas mais temidas e esperadas pelos alunos no qual o desafio é controlar o nervosismo e elaborar uma redação digna de nota mil.

O tema é sempre uma surpresa e apresenta uma problematização. Assim, os alunos devem elaborar uma proposta de intervenção social e defendê-la com argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão.

Cartilha Redação a Mil

Com o intuito de ajudar outros estudantes a escrever uma redação nota mil e inspirar a evolução textual, 31 dos 55 alunos que tiraram 1000 na edição 2018 disponibilizaram seus textos e criaram a cartilha “Redação a Mil”.

A iniciativa foi do estudante de 17 anos, Felipe Peri, que justifica o ato como uma verdadeira intervenção para melhorar o país. “A nossa mensagem para todos é a da democratização da educação. Visamos alcançar o maior número de pessoas com essa iniciativa, sem restrições: por isso, ela é gratuita e pública na internet. Todos nós tivemos que fazer, na redação, uma proposta de intervenção para melhorar o país. Está aí — essa é a nossa verdadeira proposta de intervenção.”  Clique aqui e confira o conteúdo da cartilha na íntegra.

Cronograma Enem 2019

Na última quarta-feira (25) o INEP publicou o edital com cronograma do Enem 2019. Confira abaixo as datas e fique atento aos prazos para justificativas e solicitações!

Abril

• 01/04 – Começa a solicitação de isenção da taxa de inscrição e justificativa de ausência no Enem 2018;
  • 10/04 – Termina a solicitação de isenção da taxa de inscrição e a justificativa de ausência no Enem 2018;
  • 17/04 – Divulgação dos resultados da justificativa de ausência;
  • 22/04 – Começa o período de recursos relacionados às justificativas de ausência;
  • 26/04 – Termina o período de recursos relacionados às justificativas de ausência;

Maio

• 02/05 – Divulgação dos resultados dos recursos relacionados às justificativas de ausência;
  • 06/05 – Começa o período de inscrição e  pagamento da taxa de inscrição;
  • 17/05 – Termina o período de inscrição e alteração de dados cadastrais, município de provas, opção de língua estrangeira;
  • 17/05 – Termina o período para solicitação de atendimentos e envio de laudo médico, declaração ou parecer;
  • 20/05 – Começa a solicitação de atendimento por nome social;
  • 23/05 – Termina o período para pagamento da taxa de inscrição;
  • 24/05 –Termina a solicitação de atendimento por nome social;

Novembro

• 03/11 – Aplicação das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias / Redação / Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • 10/11 – Aplicação das Provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias / Matemática e suas Tecnologias;
  • 13/11 – Publicação dos gabaritos e dos cadernos de questões.
div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-color: #73508f;background-size: cover;background-position: top center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 200px;}