Consumo e Sustentabilidade é o tema do AIA 2019

21 junho , 2019

Um dos projetos de maior sucesso do Genoma Sistema de Ensino já tem tema e data marcada para as apresentações, vem aí a edição 2019 do AIA: Atenção Integrada ao Adolescente. Com o objetivo de proporcionar aos estudantes uma profunda reflexão sobre as dimensões do consumismo e como isso afeta diretamente o meio ambiente, neste ano a temática trabalhada  será: “Consumo e Sustentabilidade: Quem vai pagar essa conta? ”.

Assim como nas demais edições, o projeto é direcionado aos alunos do ensino médio com execução em duas etapas. No primeiro momento a escola entre em cena e apresenta a temática, base teórica e todo o regulamento do AIA. Já na segunda etapa nossos gênios são desafiados a prepararem uma apresentação artística de 60 minutos explorando a relação entre consumo e sustentabilidade. Além disso, antes do dia do espetáculo os alunos devem ainda:

• Criar uma identidade visual que represente a série;
  • Realizar uma ação social relacionada ao tema;
  • Entregar um roteiro descritivo das apresentações em até 24 horas antes do evento.

As apresentações serão avaliadas por uma equipe de jurados que  observará se as equipes seguiram a risca o regulamento do projeto.  A equipe com maior pontuação será anunciada após o espetáculo e pontuará em todas as disciplinas.

Sobre o AIA

O projeto busca abordar e esclarecer temas conflituosos na adolescência e atemporais ao ser humano. A 1ª edição aconteceu em 2010 e o tema trabalhado com os alunos foi o “Radicalmente Contra as Drogas”. Por ser um assunto complexo e cheio de interrogações, a temática “drogas” foi trabalhada no período de 2010 a 2015 e também em 2018.

Em 2016 e 2017, o projeto trabalhou o tema “Corpo – somos feitos de Carne e Sonhos”. A instituição acredita que assuntos sociais voltados para a adolescência e seus desafios precisam ser abordados e discutidos no âmbito escolar de forma intensa. Dessa forma, contribuímos com o crescimento social e integral dos nossos alunos.

Cronograma de apresentações do AIA 2019

• Caratinga – 27 de junho, 18h30 na Rua Deputado José Augusto Ferreira Filho, s/n - Dário Grossi – Auditório da Escola Estadual José Augusto Ferreira. Aberto aos familiares.
  • Governador Valadares – 26 de junho, 18h00. Rua Israel Pinheiro, 2000 , Bairro Universitário - Centro Cultural Hermírio Gomes da Silva (Hermirão) – Univale. Aberto aos familiares.
  • Teófilo Otoni – 26 de junho, 14h00 na Avenida Alberto Laender, 217, Centro – Sesc. Exclusivo para alunos.
  • Timóteo – 2 de julho, 18h00 na Avenida Tancredo Neves, 3500, Universitário - Teatro João Paulo II – Unileste. Aberto aos familiares.