Redação do Enem: 5 músicas para te ajudar na argumentação

06 maio , 2019

Considerada muitas vezes apenas como fonte de diversão e entretenimento, a música também é uma ferramenta de representação cultural ao refletir o contexto social em que ela foi escrita. No decorrer da história, inúmeros cantores compuseram faixas com letras recheadas de significados, ironias e críticas ao período em que viveram. Assim, além de entreter a música ainda possui o poder de narrar a história por um novo olhar e proporcionar ao ouvinte uma análise crítica sobre o período. E é justamente essa análise que a redação do enem exige, os estudantes devem avaliar uma situação pelo olhar da criticidade e apresentar uma defesa do seu ponto de vista.

Música a serviço da educação

A redação do Enem deve ser escrita no formato de texto dissertativo argumentativo  e exigirá que o candidato apresente bons argumentos para o problema levantado pela comissão organizadora. Com o objetivo de utilizar o rock nacional como ferramenta de argumentação durante a construção da redação, o professor de português e redação do Genoma Sistema de Ensino, Josenilson Ferreira, criou a playlist "Dissertando com o Rock.

A ideia surgiu com o intuito de utilizar a música, elemento tão popular no dia a dia dos estudantes para fins educacionais. “Com a expansão das mídias digitais, o jovem vive mergulhado no universo multimídia. Com o surgimento dos serviços de streaming, especialmente Spotify, a música passou a fazer parte da rotina do estudante. Assim, extrapolando o universo do entretenimento, surgiu a ideia de utilizar o rock, estilo focado nas inquietações da juventude, para fins educacionais”, explica.

O professor ainda destaca como os candidatos podem utilizar as músicas para enriquecer o conteúdo da redação do enem. "A playlist Dissertando com Rock cumpre a função de reforçar a Competência 3 da redação do Enem: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Com isso, o redator atento poderá empregar as músicas para demonstrar à banca o repertório diversificado, o qual constitui condição essencial à nota máxima na competência em destaque.” Agora que você já sabe as vantagens, confira abaixo a playlist, a temática explicativa e quando utilizar na redação. Bons estudos!

1. Índios (Legião Urbana)

Temática: Segundo Renato Russo, a canção serve para denotar que o conteúdo se refere não aos primeiros habitantes do Brasil, mas à inocência ou ingenuidade imbuída no povo brasileiro desde os primórdios, sendo sempre ludibriado por seus governantes. A música suplica por um mundo diferente, com pessoas menos egoístas.

Quando usar na redação: Assuntos como alienação, dominação, subordinação, ideologia, egocentrismo, individualismo, servidão.

2. Infinita Highway (Engenheiros do Hawaii)

Temática: Inicialmente, cabe informar que em inglês Highway quer dizer estrada, rodovia, autoestrada. Infinita highway fala sobre a busca do exercício da liberdade, questionando os estereótipos de vida perfeita. A estrada em Infinita highway pode ser vista não só em seu sentido literal, mas também se referindo às escolhas que se faz, ao modo como se decide viver. Dessa forma, Infinita highway revela-se como a estrada da própria existência.

Quando usar na redação: Liberdade de escolha, juventude, existência, mudanças, transformação social, incertezas.

3. Como nossos pais (Elis Regina)

Temática: “Como Nossos Pais” é uma canção composta por Belchior, lançada no álbum Alucinação, de 1976, mas que fez sucesso na voz de Elis Regina, que a gravou no aclamado álbum Falso Brilhante, também de 1976. Composta em meio à Ditadura militar no Brasil, a letra retrata a desilusão de uma juventude reprimida, mas também fala de esperança e luta por mudanças.

Quando usar na redação: protagonismo juvenil, mudanças sociais, relações familiares, autocracia, participação política, juventude.

4.  Geração Coca-Cola (Legião Urbana)

Temática: "Geração Coca-Cola" é crítica e conhecida por sua ironia e estrutura simples feita para marcar não somente o governo, mas a geração jovem do momento, o capitalismo, as compras e tudo o que gira em torno disso.

Quando usar na redação: capitalismo, consumismo, juventude, alienação, política, protagonismo.

5. Admirável Chip Novo (Pitty)

Temática: A música expressa tal situação em primeira pessoa, soando como uma canção de protesto. Mostra que numa existência onde luta-se para adquirir algum sentido, o que entra em pane justamente o que é imposto por "eles". Também mostra que o jovem tem o sentimento de estar fora de si e de ser comandado por forças externas, conforme seu desejo ou controle. Esse sistema programa corações e mentes, cujo funcionamento "não é vivo e nem orgânico". A canção é provavelmente uma referência ao livro Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley.

Quando usar na redação: protagonismo, manipulação, privacidade, mecanicismo, automatismo, juventude, sociedade do controle, liberdade, vigilância.