Preloader logo

Cultura Maker e Robótica: a importância de aprender fazendo

A Cultura Maker é uma metodologia de educação pautada em “aprender fazendo”.  Ela se tornou popularmente conhecida por despertar nos alunos o interesse pelo aprendizado através da combinação entre experimentação, tecnologia e criatividade.

Considerada uma das inovações da educação do século XXI, a Cultura Maker desenvolve o protagonismo do aluno.  Ao aprender experimentando a criança  passa a ter autonomia, pensamento crítico e sentimento de liderança. Diante disso,  as instituições de ensino mais antenadas têm investido na inserção e fortalecimento dessa cultura para proporcionar aos alunos uma experiência transdisciplinar e engajadora.

Tecnologia como aliada

Com os avanços da tecnologia, as crianças têm acesso aos diversos aparelhos e canais de comunicação. Para o Genoma Sistema de Ensino, integrar os alunos de maneira responsável e didática ao mundo digital significa criar mais oportunidades para as novas gerações. Por isso, se tornou parceiro da ZOOM Education for Life, empresa especializada em soluções educacionais inovadoras para o desenvolvimento de crianças e jovens. A partir de agora, a grade curricular do fundamental I conta com a disciplina de robótica dentro da proposta de educação da cultura maker.

Através das soluções da ZOOM com os conjuntos da LEGO® Education o aluno se torna protagonista do seu próprio aprendizado. Os desafios tecnológicos desenvolvem competências cognitivas e estimula a curiosidade das crianças que descobrem assim, o prazer em aprender.

Para Nilton Sergio Joaquim, representante da Zoom Education for Life, a robótica educacional vem com o propósito de desvendar utilidades práticas e é extremamente vantajosa para os alunos. “A disciplina faz a construção de pontes de significado entre o que o aluno vê na sala de aula e o seu cotidiano. Uma vez que você constrói essas pontes de significado, você dá proposito para a aprendizagem. Assim, o aluno realmente aprende e não simplesmente decora um texto ou uma informação”, explica.

Benefícios da Robótica Educacional    

  • Estimula o raciocínio lógico;
  • Estimula a criatividade e o trabalho em equipe;
  • Incentiva a resolução de problemas;
  • Interdisciplinaridade;
  • Desenvolve habilidades para solucionar situações adversas.

Como será a dinâmica de uma aula?

A disciplina de robótica  será trabalhada a partir de 5 pilares essenciais. Entenda cada um deles:

  • Conectar: Os professores contextualizam o tema para que os alunos atribuam sentido ao que será estudado. O educador acompanha a evolução das atividades com seu tablet.
  • Construir: Utilizando os Conjuntos da LEGO® Education os alunos constroem um modelo relacionado ao tema da aula. Para o desenvolvimento das montagens, contam com o apoio do manual de montagem digital no tablet. Os alunos podem tirar fotos das montagens e sincronizá-las no ZOOM360.
  • Analisar: De modo a serem capazes de explicar o funcionamento do modelo construído e evidenciar aprendizagem dos conteúdos de ciências e matemática, os alunos analisam o que foi feito e têm a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos.
  • Continuar: A partir do tema da aula e da construção desenvolvida, os alunos são instigados a solucionar um desafio com os Conjuntos da LEGO Education. São também apresentadas situações-problemas que tem a intenção de proporcionar aos alunos desafios nos quais eles utilizem sua criatividade e conhecimentos construídos ao longo das aulas.
  • Em casa: Depois da aula, os responsáveis podem visualizar os registros que os alunos fizeram na aula no ZOOM360. Na plataforma também ficam disponíveis desafios que estendem a aprendizagem para além do ambiente escolar.

Portanto, a cultura maker e a robótica  fazem as crianças aprender de forma mais lúdica e divertida. Consertando enquanto brincam, criando enquanto modelam, modificando enquanto sociabilizam e produzindo um futuro melhor enquanto aprendem.

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-color: #73508f;background-size: cover;background-position: top center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 200px;}