Educação Socioemocional: saiba mais sobre ela!

26 março , 2019

[vc_row][vc_column width="1/4"][/vc_column][vc_column width="1/2"][vc_column_text]

A educação socioemocional trabalha com os alunos o gerenciamento das emoções. Para formação completa das crianças, conhecer e desenvolver habilidades emocionais é tão importante quanto o desenvolvimento de competências cognitivas. A ideia é que os estudantes aprendam a reconhecer e lidar com suas emoções e as dos colegas, desenvolvendo o respeito, a tolerância e a empatia.

A Base Nacional Comum Curricular para alunos da educação infantil e do ensino fundamental prevê orientações sobre habilidades socioemocionais dentro da escola. No Genoma Sistema de Ensino, fomos além: os alunos de todas as séries têm acompanhamento psicológico com atendimento extensivo aos familiares. Para que os alunos aprendam a educar as emoções desde a infância buscamos a melhor parceria para os alunos do fundamental I e do 6º ano de Governador Valadares: o Programa Escola da Inteligência.

Vantagens para o aluno, família e escola

Idealizado pelo Dr. Augusto Cury, o Programa da Escola da Inteligência implementa uma cultura para construção de relações saudáveis com a aplicação de 1 hora/aula semana.  O objetivo é preparar os alunos para os desafios da vida através do desenvolvimento da inteligência e da saúde emocional. A psicóloga, Andressa Guimarães, responsável pela disciplina no Genoma educacao socioemocional 3 ano fundamental I governador valadares 23Governador Valadares destacou as vantagens. “O contexto escolar enriquecido com este programa passa por um processo de transformação. A escola deixa de ser apenas transmissora de conhecimento para se transformar num espaço de desenvolvimento integral dos alunos. É preciso ir além do campo cognitivo e oferecer as crianças oportunidades de ampliar a aprendizagem buscando a formação de pensadores emocionalmente saudáveis”.

Andressa ainda reforçou a importância da Educação Socioemocional para o desenvolvimento completo do aluno. “Com uma formação focada nas quatro bases (cognitiva, emocional, social e ética) podemos garantir a formação integral do aluno. O objetivo é formar uma geração que pensa como espécie, expande seus potenciais e lida com situações de estresse com autonomia e resiliência”. Confira abaixo mais vantagens da Educação Socioemocional:

• Desenvolvimento da inteligência
  • Gerenciamento das emoçõeseducacao socioemocional 3 ano fundamental I governador valadares 25
  • Resiliência e autoestima
  • Construção de relações saudáveis
  • Memorização e concentração
  • Administração de conflitos
  • Prevenção do bullying

pais educacao socioemocionalPais

• Conhecimento do funcionamento da mente para potencializar a educação com os filhos
  • Maior participação da família na aprendizagem
  • Técnicas modernas para a melhor educação emocional e melhoria da qualidade

• alunos educação socioemocionalAumento do desenvolvimento cognitivo dos alunos
  • Diminuição dos problemas comportamentais
  • Ausência de bullying
  • Melhoria dos relacionamentos na escola
  • Ambiente escolar emocionalmente mais saudável, criativo e produtivo

Projeto Juntos em Família

livros familia educacao socioemocional fundamental I
Livros que serão entregue aos familiares.

O projeto "Juntos em Família" é uma iniciativa da Escola da Inteligência para trabalhar a parceria escola e família com maior efetividade. O primeiro encontro será realizado nesta quarta-feira (27) , para as famílias dos alunos do 1º ao 6º ano.  Na oportunidade, os responsáveis pelas crianças receberão os livros e orientações para a família potencializar os resultados da Educação Socioemocional em casa. Confira abaixo a programação e participe!

• 27/03 – 1º encontro do Projeto Juntos em Família -  Palestra com Elisa Pellosi de Freitas, Consultora Educacional e Coach Multifocal da Escola da Inteligência. Orientações sobre  o funcionamento do projeto e entrega dos livros. Horário: 19h Local: Colégio Genoma Governador Valadares - Rua Benjamin Constant, 357, Centro.

[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width="1/4"][/vc_column][/vc_row]