Escritor mirim: Genoma GV encerra o projeto com o tema circo

27 novembro , 2018

[vc_row][vc_column width="1/4"][/vc_column][vc_column width="1/2"][vc_column_text]No Escritor Mirim tem espetáculo? Tem sim senhor. Na última quinta-feira (22) foi a vez do Genoma Governador Valadares encerrar com chave de ouro a edição 2018 do projeto. Realizado na Sociedade Recreativa Filadélfia, cerca de 300 pessoas foram prestigiar os alunos e conferir de perto o talento e a magia das apresentações da noite de encerramento.

Com o tema “circo” nossos gênios mergulharam no universo circense e capricharam nas apresentações. Além de premiar os alunos que se destacaram no projeto, o evento contou com diversas danças compostas de acrobacias, piruetas e muita animação. Para João Eduardo Cunha, aluno do 6º ano, o projeto proporcionou diversão e aprendizado. “Foi meu primeiro ano no Escritor Mirim e eu achei muito legal e divertido participar das apresentações. No etapa de escrita do livro eu me inspirei bastante e consegui melhorar minha coesão e coerência, gostei muito”, conta.

A importância do projeto na formação dos alunos

mae filho escritor mirim governador valadares

Lucilla Moreira, mãe do aluno Artur de Almeida do 6º ano, contou a evolução do filho no decorrer das etapas do Escritor Mirim 2018. “Eu achei esse projeto muito importante porque nós pais descobrimos a capacidade de escrever dos nossos filhos, e como é maravilhoso o relacionamento deles com a escola. Quando o Artur começou no projeto ele teve um pouco de resistência, mas quando ele viu que eu percebi o potencial  que ele tem para escrever se empenhou”, lembra. Lucilla ainda destacou a importância do Escritor Mirim no desenvolvimento da escrita e leitura dos alunos. “O projeto não só melhorou a escrita dele, mas incentivou muito a leitura.  Quando faltava ideias para a  produção dos textos ele corria para os livros em busca de mais conhecimento, coisa que ele não fazia antes.”

Para Joana Paula Ataíde, professora de português e redação, a edição 2018 já entrou para a história do colégio. “Esse ano o projete teve um cunho especial, pois além de trabalhar o lúdico desenvolveu várias habilidades dos alunos em um só evento. Foi um verdadeiro espetáculo!”

Escritor Mirim

O projeto Escritor Mirim é desenvolvido com os alunos do Ensino Fundamental II (6° ao 9° ano). O objetivo é estimular a imaginação e oferecer caminhos para a construção de um texto de autoria de cada estudante.

Durante o 1° semestre é escolhido um gênero textual e a partir daí é feita a produção de textos para o livro. Já no 2° semestre, acontece a fase final do projeto. Os livros são lançados em uma noite cultural com direito a apresentações e sessão de autógrafos durante a entrega dos livros personalizados. Confira como foi o encerramento do projeto nas cidades de Teófilo Otoni, Caratinga e Timóteo.

Quer conhecer um pouco mais do projeto desenvolvido pelos nossos gênios? Visite a biblioteca do Genoma. As obras dos “escritores mirins” têm lugar garantido entre as de grandes nomes da literatura nacional e internacional. Confira os registros do evento: