Escritor Mirim: Genoma Teófilo Otoni realiza encerramento do projeto

12 novembro , 2018

[vc_row][vc_column width="1/4"][/vc_column][vc_column width="1/2"][vc_column_text]Auditório lotado,  livros expostos e um verdadeiro mundo mágico tomou conta do encerramento do “Escritor Mirim” da unidade de Teófilo Otoni.  Realizado na última sexta-feira (9) a conclusão da 2ª edição do projeto contou com cerca de 200 pessoas entre pais, familiares, alunos e professores.

Dividido em duas etapas, a primeira etapa do projeto consiste na produção de um livro que reúne os textos de autoria dos alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano). Os gêneros literários são trabalhados em sala de aula e após um ano inteiro de dedicação o livro é entregue aos pais e familiares em uma noite cultural. Com o tema “mundo mágico” os gênios foram desafiados a dar asas à imaginação e representar o tema artisticamente na noite de encerramento.

Por trás do "mundo mágico"

O aprendizado interdisciplinar é uma das características do projeto. Os alunos tiveram o auxílio dos professores de literatura, redação, artes e inglês para criação e planejamento do grand finale. Assim, além de trabalhar a técnica da escrita e o lado artístico dos alunos, o lúdico também é incentivado e explorado. E o resultado não poderia ter sido outro, os gênios abraçaram o tema e deram um verdadeiro show com apresentações compostas de coreografias e falas teatrais criadas pelos próprios alunos.

O evento contou ainda com a leitura de alguns poemas e premiação dos alunos que se destacaram. Para Rafaela de Figueiredo, aluna do 6º ano, ser premiada como aluna destaque foi fruto de muita dedicação. “Por ser meu primeiro ano no projeto, no começo eu senti muita dificuldade no processo de escrita e criação. Agora com o livro em mãos, percebo que toda dedicação valeu a pena. Foi uma surpresa maravilhosa, estou muito feliz pela premiação”, afirma.

Vestida a caráter com uma blusa em homenagem a filha, Marilza de Figueiredo, mãe de Rafaela, contou sobre o orgulho e a evolução da menina durante o projeto. “É muito importante esse tipo de incentivo e contato com a escrita e a leitura. Eu percebo que o escritor mirim auxiliou ela a se desenvolver em todo processo de comunicação. Hoje ela fala melhor, escreve melhor, é notório a evolução. Estou extremamente emocionada e orgulhosa.”

Cronograma de encerramento do Escritor Mirim

• Caratinga – Tema: “Alice no país das maravilhas” dia 19 de novembro às 19h na Avenida Dário Grossi, 1445 - The One Pub.
  • Governador Valadares – Tema: “circo” dia 22 de novembro às 19h30 na Rua Israel Pinheiro, 1315, Bairro São Pedro - Sociedade Recreativa Filadélfia.
  • Timóteo – Tema: “imaginar é...” dia 22 de novembro às 19h na Avenida México, 33, Bairro Quitandinha, - RKG.

Confira os registros do evento: