Combate as drogas: 2ª etapa do AIA é realizada em Caratinga

24 setembro , 2018

[vc_row][vc_column width="1/4"][/vc_column][vc_column width="1/2"][vc_column_text]No dia 21 de setembro, aconteceu a segunda etapa do AIA 2018 no Genoma de Caratinga. Os gênios do ensino médio tiveram que suar a camisa e mostrar de maneira inovadora e artística tudo o que aprenderam na primeira etapa do projeto. Esse ano os alunos refletiram sobre a importância de atuar no combate as drogas.

Com o tema: “radicalmente contra as drogas”, os alunos usaram e abusaram da criatividade para explicar os malefícios do uso de drogas e de diversas substâncias químicas. Realizado no anfiteatro da Escola Estadual José Augusto Ferreira, pais, familiares e professores da unidade compareceram em peso para prestigiar os gênios/artistas.

Apresentações

O evento contou com palestras que abordaram os diferentes tipos de drogas e seus efeitos. Além disso, os alunos surpreenderam a plateia com um verdadeiro show de dança, canto e interpretação. A qualidade das apresentações dificultou a escolha dos jurados que tiveram trabalho para definir a equipe vencedora.

Após 4 horas de evento, o terceirão denominado “a tribo” encerrou a edição 2018 do projeto com a vitória pelo segundo ano consecutivo. Além do aprendizado proporcionado pelo projeto, a equipe vencedora somou pontos em todas as disciplinas.

Opinião dos alunos e direção

O aluno Gabriel Oliveira Lopes falou da importância de explorar o assunto na vida dos estudantes. “O AIA é um trabalho muito válido, porque é discutido um tema que faz parte do ambiente que o jovem convive.  Diante do aumento no número de pessoas usam drogas é extremante importante ter um projeto que faça esse trabalho de conscientização”, explica.

A diretora da unidade, Liliane Silva, explica que as apresentações foram desenvolvidas para abrir os olhos dos jovens e ressaltar a importância de atuar no combate as drogas. “O objetivo dessas apresentações é fazer os alunos mergulhar no lúdico, que é uma forma maravilhosa de ensinar. Eles se envolvem, pesquisam, vão a fundo e entendem que as drogas existem e trazem consequências desastrosas”.

AIA- Atenção Integrada ao Adolescente

Voltado para os alunos do Ensino Médio, o AIA divide-se em duas etapas: num primeiro momento o evento é preparado pela escola, que traz profissionais especializados de diversas áreas para apresentarem o tema, abordar o assunto na linguagem dos adolescentes e contar suas histórias diante da temática.

Já na segunda etapa, o AIA é organizado pelos próprios alunos, que, divididos em equipes, preparam uma apresentação de uma hora com o tema proposto, respeitando o regulamento do evento. As apresentações são avaliadas por uma equipe de jurados, que premia a equipe com maior pontuação. Clique aqui e saiba como foi o encerramento do projeto no Genoma Governador Valadares.

Confira alguns registros das apresentações:

[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width="1/4"][/vc_column][/vc_row]